Quem somos...

Uma ideia se transforma em realidade pelo somatório de ações empreendidas para torná-la palpável.

E para resumir a história da SOMAR Materiais Didáticos, fui buscar nas palavras da sua criadora, a pedagoga Solange, as raízes que originaram este empreendimento.

 

Sempre me fascinou a maneira como as crianças, quando imersas em ambientes falantes, passam a ter os domínios necessários que as habilitam a expressar-se oralmente: primeiro os balbucios, em seguida as palavras e, então, o domínio de frases, períodos e o falante competente se apresenta (SENEM, 2005).

 

Este projeto nasceu a partir da experiência da profissional numa escola da rede pública estadual de Santa Catarina. Enquanto atuava na coordenação pedagógica, percebeu a dificuldade das crianças em muitos fazeres da sua trajetória de aprendizagem. Questões inquietantes conduziram-na na busca de respostas para o fazer pedagógico.

Para algumas dessas questões, as práticas escolares adotadas conseguiam aproximações com a aprendizagem de forma satisfatória. No entanto, outras permaneciam sem solução. Como garantir aos alunos práticas de alfabetização e letramento considerando as dificuldades de acesso ao mundo letrado?

 

A busca de respostas foi feita no Programa de Pós-graduação da Universidade da Região de Blumenau – (FURB). Durante esta trajetória, o envolvimento com as questões de pesquisa revelaram atraentes caminhos por onde seguir. Oportunidades surgiram a partir das necessidades identificadas nos diferentes espaços de ensino aprendizagem. A riqueza das trocas entre os diversos atores como Magda Soares, João Wanderlei Geraldi, Hilário Bohn (orientador), e tantos outros impulsionaram seus sonhos.

 

Nasceram as práticas de letramento ancoradas em diferentes gêneros textuais. Conta ela:

 

Minha dissertação de mestrado documentou estas experiências, ainda que os limites da síntese apenas abreviassem o alcance destas práticas. Editei livros com sequências didáticas e cartazes com diferentes gêneros para dar mais visibilidade aos textos no ambiente da sala de aula. Os livros precisavam de locais adequados para guardá-los, para serem expostos...

Surgiram os displays..., de madeira, de aramado, de acrílico e de lona! Cada um fazendo parte dos diversos movimentos necessários ao ambiente de aprendizagem. Outros materiais foram criados numa cadeia de envolvimentos. A ideia é que pudessem ser usados de forma lúdica, atraente, e prazerosa. O espaço da sala de aula ficava mais bonito, envolvente, prático e eficaz. A necessidade de colocar o produto no mercado e aumentar o alcance do projeto para uma educação melhor forjou o surgimento da SOMAR.

Ensaiava agora outros passos para uma caminhada maior. Adentrar novos espaços, ainda desconhecidos, colocava-me em outra dimensão de letramento. O letramento empresarial.

 

Surgia a SOMAR Materiais Didáticos, com o slogan criatividade em educar. Diversos fatos marcaram o período inicial de sua criação, gerando obstáculos para o seu crescimento. Assim, limites na capacidade de investimento, dificuldades para contratação de pessoas, definição do sistema de produção, da logística de entrega, do marketing, da diversidade de produtos, entre outros, tornavam-se temas de uma complexa gestão.

 

Afinal, como crescer e implementar o negócio diante dessa situação?

 

A melhor solução não surgiu dentro da empresa, mas da ação dos dois filhos que estavam morando em Florianópolis para estudar. Matheus e Rene, apostando numa união para fazer acontecer o sonho, trancaram seus cursos superiores por decisão própria e voltaram à Lages com determinação, vontade e experiências acumuladas para somar esforços e alavancar o negócio. Então, um assumiu a gestão da empresa e o outro, da produção. Um novo formato começava a se concretizar. Matheus desenhou o modelo de negócio a ser adotado, utilizando o Canvas.

 

Com um planejamento estratégico definido numa reunião de três dias, e a presença dos quatro integrantes do grupo, mapearam-se os processos, delimitaram-se as funções, e definiram-se as ações.

Partiu-se do princípio de que a organização e a estética são fundamentais em qualquer ambiente. Desenvolveram-se, então, produtos que:

  • Despertem o aprender de forma lúdica, funcional e prazerosa.

  • Garantam maior visibilidade tanto as produções textuais dos alunos quanto aos gêneros de suporte a alfabetização e ao letramento.

  • Oportunizem a organização do processo de gestão das instituições escolares, sobretudo, da sala de aula.

  • Promovam a redução de custos pela durabilidade dos materiais, evitando o desperdício, e facilitando o acesso.

 

Agora, atuando numa linha de produtos para as práticas didático-pedagógicas, para a criação de salas de aula modelo com displays funcionais e dinâmicos, para cantinhos de leitura atraentes e significativos. Além disso, atua na área de materiais de suporte para a gestão das instituições de ensino ou de outros locais como empresas, clubes, lojas, centros de atendimento ao público, etc., com os displays de acrílico ou de lona, quadros de planejamento, placas indicativas, suportes de textos, entre outros.

Oferece ainda cursos de capacitação, palestras e oficinas nas áreas da educação, saúde e lazer, gestão e negócios.

 

Enfim, a SOMAR está apenas começando a escrever sua história. Temos um sonho grande e muita vontade de fazer acontecer. Acreditamos nas pessoas e no poder que elas têm para transformar o mundo em um lugar melhor. Se você também acredita, venha conosco!

 

Missão

Motivar os educadores e encantar os alunos, com produtos inovadores, interativos       e criativos,  tornando os ambientes educativos mais atraentes e potencializando o processo de ensino-aprendizagem.

Visão

Ser refência em materiais didático-pedagógicos em todo o Brasil. 

Valores

Ética. Respeito. Educação. Criatividade. Confiança. Paixão. 

Formas de Pagamento 

Cartão

Boleto

Formas de Entrega

Correios 

JadLog

Informações Importantes

Conheça Nossos Kit's

Qualidade e Segurança 

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Youtube

© 2020 by Matheus Steinke