GROWTH MINDSET OU MENTALIDADE DE CRESCIMENTO: ENTENDA PORQUE ESTE CONCEITO ESTÁ SENDO USADO POR EDUCADORES E ESTUDANTES DO MUNDO INTEIRO

Se você não acredita na força do pensamento, esta é uma boa hora para começar a acreditar e aplicar, não apenas na vida mas, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem.

 

Growth Mindset, termo em inglês que significa Mentalidade de Crescimento, é um conceito desenvolvido pela psicóloga Carol Dweck e que tem sido usado por educadores e estudantes de todo o mundo.

 

Segue um trecho de um artigo sobre Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford:

 

Durante mais de três décadas de pesquisa, [Carol Dweck] vem descobrindo as respostas do porquê de que algumas pessoas conseguirem alcançar integralmente o seu potencial enquanto outras, igualmente talentosas simplesmente não conseguem.. A principal diferença, ela descobriu, não é habilidade,  mas sim se você enxerga habilidade como algo inerente que deve ser demonstrado ou algo que pode ser desenvolvido.

 

Alunos com Growth Mindset, ou mentalidade do crescimento, acreditam que a inteligência é algo que pode ser desenvolvida com dedicação e esforço. Esses alunos, ao invés de evitar os desafios, os utilizam como oportunidades de crescimento e aprendizado.

 

Ou seja, pessoas com Mentalidade de Crescimento focam na melhoria - e sabem que aprender é algo que exige esforço e dedicação - ao invés de se preocuparem com o fracasso. É o pensamento positivo aliado a ações, o que cria um maior interesse pelos estudos e otimiza a aprendizagem.

 

Mentalidade fixa X Mentalidade de crescimento

 

Se de um lado temos pessoas com Mentalidade de Crescimento, no lado oposto temos as pessoas com Mentalidade fixa. Pessoas com uma mentalidade de crescimento, como vimos, acreditam que o esforço é o caminho para a maestria e que as críticas e os desafios são ferramentas valiosas para o aprendizado.

 

Por outro lado, alguém com uma mentalidade fixa acredita que, ou você é inteligente ou não é. Elas tendem a evitar os desafios e desistem facilmente quando se deparam com obstáculos ou críticas.

 

Colocados lado a lado, é assim que podemos comparar os dois modelos mentais:

 

 

Mentalidade fixa

 

Inteligência é estática

 

Leva ao desejo de parecer inteligente e, assim...

 

Pessoas que tem esta crença acham que “elas são o que elas são”, mas isso não significa que elas tenham menos desejo de ter uma auto-imagem positiva do que qualquer outra pessoa. Por isso, certamente elas querem ter um bom desempenho e parecer inteligentes. Mas para alcançar este objetivo elas…

 

… evitam desafios

 

Por definição, um desafio é difícil e o sucesso não é assegurado, então em vez de arriscar falhar e impactar negativamente a sua auto-imagem, elas frequentemente evitam desafios e se restringem apenas ao que sabem que fazem bem.

 

… desistem facilmente

 

O mesmo com obstáculos. A diferença aqui, da forma que eu vejo, é que desafios são coisas que você pode decidir fazer enquanto obstáculos são forças externas que surgem no seu caminho.

 

… enxergam o esforço como algo sem finalidade

 

Qual o objetivo de trabalhar duro e se esforçar se no final você ainda está na posição inicial? Se a sua forma de ver o mundo lhe diz que esforço é algo desagradável e que não paga seus dividendos, então a coisa mais inteligente a fazer é evita-lo o máximo possível.

 

… ignoram a utilidade do feedback negativo

 

A utilidade do feedback negativo é ignorado no melhor dos casos, e entendido como um insulto no restante do tempo. A mentalidade fixa lhe faz acreditar que qualquer crítica às suas capacidades é uma crítica a você. Isso costuma desencorajar as pessoas em volta e, depois de um tempo, elas param de dar feedbacks negativos, o que acaba por isolar ainda mais a pessoa de influências externas que poderiam gerar alguma mudança.

 

… se sentem ameaçadas pelo sucesso alheio

 

O sucesso de outros é visto como um ponto de comparação onde a pessoa aparece mal.

 

Geralmente quando os outros sucedem, pessoas com uma mentalidade fixa tentarão convencer a si mesmas e as pessoas a sua volta de que o sucesso se deu por sorte (afinal, quase tudo é por causa da sorte no mundo da mente fixa) ou ações questionáveis. Em alguns casos, elas tentarão até denegrir o sucesso dos outros trazendo pontos que não são relacionados (“Sim, mas você sabia que ele…”).

 

Como resultado, elas não alcançam o seu potencial total e suas crenças as retroalimentam. Elas não mudam ou se desenvolvem muito com o tempo, e por isso para elas isso confirma que “elas são o que elas são”.

 

Mentalidade de crescimento

 

Inteligência pode ser desenvolvida

 

Leva a uma desejo de aprender e assim…

Pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que a inteligência pode ser desenvolvida, que o cérebro é como um músculo que pode ser treinado. Isso gera um desejo de melhorar cada vez mais.

 

… abraçam desafios

 

E como melhorar? Primeiro, você abraça desafios, porque sabe que vai sair mais forte do outro lado.

 

… persistem em face a contratempos

 

Da mesma forma, obstáculos – contratempos externos – não lhe desencorajam. Sua auto-imagem não está atada ao seu sucesso e como você parecerá aos outros; falhas são uma oportunidade para aprender, então independente do que aconteça você vence.

 

… veem esforço como o caminho para a maestria

 

Esforço é visto não como algo sem finalidade, mas sim como algo necessário para crescer e se tornar mestre em habilidades úteis.

 

… aprendem com as críticas

 

Criticismo e feedback negativo são fontes de informação. Isso não significa que todo criticismo mereça ser integrado ou que nada nunca seja levado pro lado pessoal, mas pelo menos pessoas com uma mentalidade de crescimento sabem que elas podem mudar e melhorar, então o feedback negativo não é percebido como sendo diretamente sobre elas como pessoas, mas sim sobre as habilidades que tem no momento.

 

… aprendem e encontram inspiração no sucesso de outros

 

O sucesso de outros é visto como fonte de inspiração e informação. Para a pessoas com mentalidade de crescimento, sucesso não é visto como um jogo em que, para um ganhar, os outros tem que perder.

 

Como resultado, elas alcançam níveis cada vez mais altos de realização. A medida que melhoram, criam um feedback positivo que as encoraja a continuar aprendendo e melhorando.

 

O lado bom disso tudo

 

A boa notícia – especialmente se você se identificou tendo uma visão de mundo da mentalidade fixa – é que é possível mudar de uma para a outra. De fato, eu acredito que isso deveria ser ensinado para todas as crianças.

 

Além disso, Dweck tem demonstrado que as pessoas podem aprender a adotar a segunda forma de pensar e fazer avanços dramáticos de performance. […]

 

O prova mais concreta vem de um estudo recente feito por Dweck e Lisa Sorich Blackwell com alunos de sétima série com baixa performance escolar. Todos os alunos participaram de seções sobre técnicas de estudo, sobre o cérebro e outros assuntos semelhantes; Além disso, um grupo participou de uma sessão neutra sobre memória enquanto o outro aprendeu que a inteligência, assim como um músculo, se torna mais forte através do exercício. O treinamento para desenvolvimento da mentalidade de crescimento teve um efeito catalisador sobre a motivação e as notas de matemática; estudantes do grupo de controle não apresentaram melhorias, apesar de todas as outras intervenções.

 

“As habilidades de estudo são inertes até que sejam alimentadas por um ingrediente ativo”, explica Dweck. Os estudantes podem até saber estudar, mas não estudarão se acreditarem que seus esforços serão em vão. “Se você focar nessa crença, verá benefícios maiores do que você poderia esperar.”

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

ENSINE AOS SEUS FILHOS O VALOR DAS COISAS, NÃO O PREÇO

June 23, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

July 27, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Formas de Pagamento 

Cartão

Boleto

Formas de Entrega

Correios 

JadLog

Informações Importantes

Conheça Nossos Kit's

Qualidade e Segurança 

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Youtube

© 2020 by Matheus Steinke